segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Prazer de se ter um Fórmula Vee na garagem

        



 Sei que muitos torcem o nariz. Dizem que o motor é ultrapassado, que o carro não anda, que o motor podia ser assim, a suspensão assado. Só que, de todos esses que dizem, a grande maioria nunca fez nada pelo automobilismo. A não ser críticas. O projeto saiu do papel e é um sucesso consolidado. 20 carros devem iniciar a temporada de 2012. E não preciso rebater as críticas dizendo que esse motor está sendo fabricado para aviação experimental etc e e tal. Prefiro me concentrar em relatar a voces o prazer que é ter um carro desses na garagem.
          Fim de semana chegou e o Fórmula pedindo ajustes. Não consertos. Mas ajustes para estrear bonito na temporada de 2012. "Seu" Cobeio com sua habilidade e inteligência e eu, mero ajudante ASPONE, fomos tentar solucionar alguns problemas de refrigeração, fazendo com que a ventoinha "empurrasse" mais ar para as camisas... Achamos a solução, só que arrumamos outro problema (coisa comum em adaptações). Aonde colocar o cavalete do acelerador e por onde passar o cabo (coisa que sempre nos incomodou bastante. Pensa daqui, fuça dali, experimenta uma coisa, outra coisa e Voilá. Solucionamos dois problemas de uma vez só.
          A essencia da coisa não foi o fato de estarmos melhorando algo que já nasceu bom. A essência da coisa foi termos que quebrar a cabeça para encontrar soluções para "problemas" no carro. Passei o fim de semana todo sem ao menos pensar nos problemas corriqueiros do dia a dia. O carro foi a válvula de escape perfeita para dirigir nossos pensamentos em algo que não fossem os problemas pessoais, profissionais ou familiares.
          E deu certo. Olha, só posso dizer a voces que vale cada centavo ter um Fórmula Vee na garagem. Mexer no carro, acertar coisas, melhorar outras, tirar vazamentos. Estou economizando uma pequena fortuna com terapia, remédios e afins. Não percam essa oportunidade. A vida passa e deixamos de realizar nossos sonhos, gastando dinheiro em coisas que só nos dão dor de cabeça. Pensem nisso. Até a próxima.

3 comentários:

  1. Um carro que vira 2:07 em Interlagos com 125 km/h de média é muito rápido e custa uma fração de outros tipos de carro que fazem esse tempo. Não só na aquisição, mas também na manutenção e operação. A Formula Vee é a maior categoria do mundo por causa disso, não requer muita expertise mecânica, não requer grande investimento e proporciona grande diversão. Americanos e principalmente ingleses se divertem muito com ela, acho que eles entendem um pouco mais de carro de corrida que nós. Se dá certo para eles dá para nós também.A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande "Bob" Zullino, cheio de razão. Concordo com vc. Um abraço.

      Excluir
  2. Essa é a filosofia que buscamos resgatar, a do verdadero "garagista", aquele que compra, monta, prepara e dá manutenção no seu Formula Vee. Claro que neste processo ele vai encontrando soluções e melhoramentos que fazem seu Fvee único, se comparado aos standards, ou daqueles que se contentam apenas em copiar as soluções alheias.

    Críticas sempre existiram e existirão, normalmente partem daqueles que não tem a menor noção do que é um carro de corrida, mesmo da simplicidade de um Formula Vee. Ou daqueles que nunca fizeram e nem farão nada em prol do automobilimso, além de desfiar suas críticas, oriundas de uma eterna insatisfação e frustração.

    Quem sabe ou está mesmo a fim, vai lá e faz. oO outros batem palmas ou criticam. Simples assim

    ResponderExcluir