domingo, 12 de fevereiro de 2012

Resumo da primeira Etapa da Fórmula Vee 2012





Sexta-feira 10 de Fevereiro de 2012

O treino da F-Vee foi marcado para 16:50 com 1 hora de duração. Pela primeira vez, conseguimos uma hora de treino, muito melhor, pois dá chance aos preparadores de tentarem mexer em alguma coisa. Obrigado aos organizadores e dirigentes do automobilismo paulista pela oportunidade.
          Carros na pista, algumas ausências. Rodrigo Belo, a pé no treino, pois Nenê, seu preparador não conseguiu terminar o carro para o primeiro treino. Normal em se tratando de corrida. Rodrigo Rosset teve problemas com seu carro e deu poucas voltas, antecipando o que ocorreria na tomada de tempo do sábado. Roberto Novembre andou até quase o final do treino, e por calço hidráulico, teve uma biela entortada o que gerou a sua ausência na primeira etapa. A grande surpresa da etapa, Dárcio dos Santos, tambem não participou por motivos profissionais. Uma chuva torrencial caindo, atrapalhou todo o treino, não dando parâmetro para ninguem testar o regulamento de 2012.

Sábado 11 de Fevereiro de 2012

11:30
Carros na pista para a tomada de tempo. Na Scuderia Dino, os carros com dificuldades. Darcio dos Santos só consegue o 8o. tempo e Clay Lopes, além de dificuldades com o motor, teve a alavanca do cambio solto, ficando a pé e largando na última posição. A pole ficou por conta do baiano Raphael Soares (TJ Competições) com Glaucio Doreto (TJ Competições) na segunda posição.

15:15
Hora de alinhar no grid. Rosset, com problemas no motor, teve que abandonar e não alinhou. Todos os preparadores olhando para o céu na formação do grid. Nada nos dizia o que estava por vir. Placa dos 3 minutos levantada, motores roncando, abandono o grid com o acerto de seco nos carros. Placa de 1 minuto, 30 segundos e os carros saem para volta de aquecimento de pneus. Na descida da reta oposta, eu já me posicionara debaixo do heliponto, algumas gotas de chuva começam a descer do céu... carro madrinha (Spyder 550 de Zullino) rasga a descida do Lago, mostrando a eficiencia da injeção eletrônica no VW a ar com o Safety Car atrás capitaneando a fila dos Vees. Na largada, na rteta dos boxes, a chuva já se faz bastante presente. os carros contornam o "S" do Senna, contornam a a Curva do Sol (pra mim é esse o nome) e descem a reta oposta. Na curva do lago, os pilotos do pelotão da frente se perdem, e Darcio dos Santos, sai da oitava, para a segunda posição, atrás apenas do competente baiano Raphael Soares. Sandro Freitas assume a terceira posição e começa uma caça aos dois primeiros colocados. A chuva não dá folga aos competidores, piorando a cada instante, agora já desabando um temporal. Sandro consegue ultrapassar Darcio e começa a travar uma briga com Darcio, dando folga para Raphael se isolar na ponta. Num erro de Sandro, Darcio consegue reassumir o segunda posição e sai a caça da Raphael. Na subida da reta de chegada, após o Café, Darcio usa o "vácuo" e assume a ponta. Consegue manter a ponta por algumas voltas e Raphael assume de novo. Dárcio volta a reassumir a ponta e vai mantendo até a abertura da última volta. Contorna a junção em primeiro. O "vácuo" do Vee foi mais uma vez utilizado com inteligência pelo excepcional piloto da TJ, Raphael Soares, que cruzou a reta final a 140 milésimos de Darcio dos Santos, que ficou em segundo, e Sandro Freitas, encerrando os pilotos que recebem champagne. Fernando Monis, de carro novo, ainda não devidamente acertado, o que é usual nesse caso, consegue um excelente quarto lugar, ficando Glaucio Doreto com o quinto, resultado de sua rodada nas primeiras voltas. José Ebel encerra os pilotos que subiram ao pódio. Rodrigo Belo teve problemas com o carro, Clay Lopes sofreu para fazer sua primeira corrida na chuva, e teve alguns problemas com o carro tambem. Motor novo, o carro ainda não "soltou" ficando alguns problemas para serem resolvidos na segunda etapa.
          José Moreira tambem não estava com o carro acertado, assim como Emmanuel e Nenê Finotti. Bruno Leme teve o pneu furado na primeira volta e Marco Vale, viu seu motor "falecer" na mesma volta.

          No resumo final da etapa, fica a excelente tocada de Raphael Soares e Darcio dos Santos,  que após 21 anos sem sentar num carro de corrida, retorna a categoria que o iniciou uma carreira vitoriosa, mostrando que além de não ter perdido a mão, vem somar a categoria, um "nicho" de pilotos que ficaram "provocados" pelo sucesso do Darcio. Que venham Maurizio Sala, Elcio Pelegrini e outros...



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