quarta-feira, 26 de março de 2014

NÃO são apenas R$ 50,00. É pela dignidade e pelo respeito ao cliente




Caros amigos amantes do automobilismo paulista. Nesse início de ano fomos agraciados com uma surpresa do nosso querido órgão regulador, a FASP. Numa atitude chicaneira, vieram passar o pires, nos pedindo R$ 50,00 por piloto, para que pudessem arcar com as despesas oriundas de acidentes nas proteções do autódromo de Interlagos. Além de estupefato, fiquei indignado. Primeiro, a cobrança por parte do locador (SP Turis) é justa. O locatário (clubes de automobilismo) causa algum dano ou prejuízo no imóvel locado deve fazer a reparação ao contento do locador. Até aí nada demais. Essa prática nunca foi efetuada pelo locador, o que fez com que o locatário se descuidasse em um item muito importante que explico a seguir.
            Vamos agora falar de ESTATUTO. Para aqueles que não entendem muito bem essa dinâmica Clubes de automobilismo/FASP vou tentar explicar. A Fasp cede para um Clube de automobilismo a organização do evento em cada etapa. Esse mesmo Clube repassa para a FASP um percentual do arrecadado com inscrições, ficando com a grande parte da receita e todas as despesas. Até aí nada demais. Só que esses Clubes devem seguir o ESTATUTO da FASP. E Nesse mesmo estatuto no parágrafo terceiro do Artigo 55 diz assim:
O clube organizador será responsável civil e criminalmente por todo e qualquer acidente que ocorrer durante a competição devendo, por garantia, possuir seguro contra terceiros em todos os eventos organizados, isentando a FASP de qualquer responsabilidade   nas realizações dos eventos sendo responsável por toda e qualquer despesa que esta venha a ter em função de eventuais acidentes.” 
E aí a cobra fumou. Ou, os Clubes não têm um seguro compatível, ou estão agindo de má-fé. Está escrito no Estatuto da FASP.
Se não tem condições de pagar um seguro, é outra questão. No momento estou vendo a questão legal. E nesse campo, essa cobrança é totalmente ilegal.
Na primeira etapa após a invenção dessa taxa, fomos isentados da cobrança, mas foi afirmado pelo representante da FASP que seria cobrada mais adiante. Como que “beneficiados” por não pagarmos o que não devemos. Já pagamos a inscrição, para termos péssimas instalações, horários absurdos e um sem fim de desmandos. Quando vão entender que somos o maior patrimônio da Federação e dos Clubes?
Fui consultar um experiente técnico no assunto que nem se prolongou por demais. É ILEGAL.
Portanto, peço encarecidamente a nossa gloriosa Federação que, num lume de sabedoria, respeito e legalidade, extingua por vez essa cobrança absurda, evitando pendengas jurídicas, que só trarão mais custos a esse órgão.

A Cobrança é ILEGAL, IMORAL E DESRESPEITOSA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário