sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Quanto custa andar num carro de corrida?


         Você está numa situação estabilizada na sua vida e decide realizar seu sonho que lhe persegue desde a infância: Participar de uma corrida de carros. Andar no templo maior do automobilismo brasileiro, Interlagos. Sentir a emoção de acelerar e ouvir o ronco do motor invadindo o Box... saindo devagarzinho até o fim dos Box no acesso à pista... Contornando o “S” do Senna por fora e entrando na reta oposta. O ronco sobe rápido, você engata as marchas para cima e se posiciona à direita esperando a placa dos 100 metros. Desce a Curva do lago e vai sentindo o carro enquanto seu sonho é realizado. Mas afinal, quanto custa isso? Vou pegar a categoria que mais estou envolvido, a Fórmula Vee para lhes dar uma idéia.

         Para começar, você tem que ter a licença de piloto. Para a Fórmula Vee você pode tirar a PNC, Piloto Novato de Competição, que lhe custará R$ 720,00 para um ano. Essa carteira pode ser tirada em diversos Clubes de Automobilismo espalhados pelo Brasil.
         De posse da carteira, o próximo passo é a “fantasia” de piloto. Para o kit básico, temos as sapatilhas (R$ 200,00), as luvas (R$ 80,00), o macacão de nomex (R$ 1300,00) e um capacete de boa qualidade para automobilismo (R$ 1400,00). Esses preços são aproximados e as boas lojas do ramo facilitam em 3 ou 4 vezes, senão mais.
         Devidamente habilitado e fardado, o candidato a piloto necessita do carro. Aqui temos duas variantes. Ou ele tem o carro próprio, ou aluga um carro. Se ele preferir um carro próprio, sugiro fazer um treino antes para ter certeza que é isso mesmo que deseja. Para realizar um treino na pista da ECPA em Piracicaba o candidato irá gastar algo em torno de R$ 1400,00 com tudo. Carro, aluguel da pista, combustível, acompanhamento mecânico e técnico, telemetria, etc. Ele só precisa estar lá. Caso tenha gostado do carro e queira adquirir um, irá gastar entre R$ 22mil /R$ 24 mil para montar o carro completo por conta própria e entre R$28/30 mil se for montar o carro nas equipes já montadas. Esse carro será montado com todos componentes 0 Km, `a exceção da suspensão dianteira que será inteiramente revisada e montada e o Câmbio que será todo desmontado e revisado. Todas as demais peças serão novas. O carro é entregue pronto, bastando abastecer e acelerar.
         Caso o piloto queira alugar um carro gastará em torno de R$ 2.900,00 por prova. Dependendo da equipe esse valor poderá variar para cima ou para baixo, mas a média é mesmo essa.
         E quanto custa uma prova? Bom agora que você tem a carteira, a “fantasia”, o carro (próprio ou alugado) quanto custa uma prova? A inscrição de 2011 foi de R$ 450,00 para Interlagos ou Piracicaba na Copa Mobil. Para 2012 não deve sofrer grande alteração. Fora isso, se você alugou o carro, não tem que se preocupar com mais nada. Tudo já está incluso, e salvo algum acidente, você não gastará mais nenhum centavo. Caso você seja o proprietário, terá que desembolsar R$ 1500,00 de mecânico, uns R$ 120,00 de combustível, uns R$ 300,00 de peças em geral (óleo, velas, etc.).

         Claro que aí temos diversas variáveis, pois tem piloto que vai treinar e não possui nada, aonde emprestamos macacão, capacete e os demais itens. Esses valores são apenas para terem uma idéia de quanto se gasta para andar de Fórmula Vee.
         Para se ter uma idéia. Um kart com motor 2 tempos de competição sai entre R$ 15mil e R$ 40 mil, dependendo do modelo, e o custo por prova nunca é menos de R$ 1600,00.

Espero ter elucidado algumas dúvidas e tenho dito.

* Para efeito de cálculo, U$ 1,00= R$ 1,80 aproximadamente

8 comentários:

  1. Muito bom... Bastante esmiuçado... Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto!!! Esclareceu muitas dúvidas!!!

    um abraço,
    RL

    ResponderExcluir
  3. excelente... podia atualizar com valores 2013...

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo post, esclarecedor.

    ResponderExcluir
  5. Houve mudanças hoje a CBA exige para corer em asfalto a Graduado PGC-B que para obte-la tem que se fazer um curso e com filiação em torno de R$ 7.000,00 e um aluguel de carro de equipe fica em torno de R$ 4.000,00 aumentou o custo e muito e para montar um formula Vee ou 1,600 em torno de $ 35.000,00, estou atualizado.

    ResponderExcluir
  6. Há esqueci o Idumentário completo Homologado pela FIA com Hans que agora é obrigatório R$ 13.000,00

    ResponderExcluir
  7. Com o Dolar em alta o carro fica R$ 50.000,00 mecanicos R$ 2.500., para alugar R$ 5.000,00,

    ResponderExcluir