quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Paixão sobre Automobilismo

Quarta-feira à noite, um grupo de 12 pessoas se reúne em volta de uma mesa num dos inúmeros bares da cidade. A TV anuncia o jogo megaultrablaster fabuloso do Brasil versus Argentina. O ambiente é agradável, a cerveja é gelada e os petiscos bem apetitosos. Mais pessoas vão se chegando e se posicionando em posições estratégicas para acompanhar a partida. O grupo continua seu papo animado sem se dar conta que o jogo já começou. Claro, o assunto aí é outro: Automobilismo, mais especificamente a Fórmula Vee. Trata-se de mais um encontro after race da nossa categoria, dessa vez, comentando, discutindo e debatendo sobre a primeira etapa da Copa Mobil de Fórmula Vee realizada em Piracicaba
O que faz pessoas se deslocarem por até 300 km para encontrar amigos e falar sobre automobilismo só pode ter um nome: paixão. E essa mesma paixão está fazendo a categoria evoluir a olhos vistos, despertando interesse de pilotos, patrocinadores organizadores do automobilismo nacional. A primeira corrida no começo de 2011 teve sete participantes heróicos. Dos sete, apenas quatro terminaram sem nenhum problema mais grave. Mesmo assim, vazamentos e outros pequenos problemas estiverem presentes em todos pequenos bólidos.
Agora a coisa é outra. Na última etapa do Campeonato Paulista, 17 Vees alinharam no grid e 15 terminaram a prova, sendo que um se acidentou sem gravidade, mas ficou fora da linha de chegada.
Na primeira corrida da Copa Mobil, em Piracicaba, 14 carros alinharam e 12 chegaram ao fim. Os carros não apresentaram os problemas iniciais e dos 12, pelo menos 8 se espremiam no mesmo segundo. Qual a fórmula para que isso ocorra? Paixão de todos envolvidos. Paixão essa demonstrada nos debates, às vezes acalorados, da mesa do bar escolhido para o encontro. Injeção eletrônica, freios, suspensão, regulamento desportivo, iam passeando entre bolinhos de carne, pastéis e copos.
Ao fim de tudo, indo de volta para minha casa, só me despertou um aviso que vou fazer agora aos possíveis candidatos a entrarem na categoria. Tenham disponibilidade financeira, que é até bem modesta no rol do nosso esporte, conhecimento técnico, que não é necessário nenhum engenheiro ou mecânico especializado, mas acima de tudo, tenham amor àquilo que pretendam fazer. E por incrível que pareça, esperamos que saibam conviver em família, pois é isso que a Fórmula Vee está se tornando. Uma família bem sucedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário