sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Helena Soares, piloto de Rally e Musa da X-9 no Carnaval 2012



Ela já foi navegadora e hoje atua como piloto. Disputou o Rally dos Sertões, Mitsubishi Cup e o Paulista de regularidade. Foi na Escola de samba X-9 paulistana como piloto ( a X-9 terá o Rally dos Sertões como enredo) e saiu como a musa do carnaval da escola. Vejam abaixo o depoimento dela.

1- Como voce iniciou em corridas, o que te chamou para ficar, e quais os planos para 2012?
 Em 2006 participei de um rally em comemoração ao dia da mulher, na ocasião eu pilotei e minha irmã navegou... a gente nem sabia o que estava fazendo ali, mas eu me apaixonei, quis aprender , chamei o marido pra pilotar , comprei uma TR4 pra andar no campeonato Goiano de regularidade, neste mesmo ano, fiz o rally dos Sertões  na regularidade que foi uma escola pra mim. Andamos tambem no Mitsubishi Motorsports, e encerramos o ano de 2006 vice campeoes goianos.
Em 2007 disputamos o paulista de regularidade e o Brasileiro, fui campeã no Paulista e no brasileiro ficamos em terceiro lugar (vinhamos liderando ate que atolamos num riacho ) e em 2007 mesmo já partimos para um desafio maior, andar no cross country de velocidade. Começamos no mitsubishi cup e no rally dos Sertões, mas perdemos nossa caminhonete num incêndio durante a quinta etapa. Compramos outra e continuamos no esporte, mas a a partir disso somente no velocidade, por dificuldade de conciliar os calendários. A separação da dupla se deu por consequência do fim do casamento, embora ainda muito amigos. Continuei navegando até o ano passado quando decidi pilotar.
Minha estreia foi no rally dos amigos em Dezembro de 2010 e eu nem andei 4 kms de prova, bati numa árvore e acabei fora da competição, eu nunca havia nem sentado no banco do piloto e parti logo para um rally,  e aí que eu quis mesmo aprender, me senti desafiada por mim mesma, e abandonei de vez a navegação. A segunda prova foi este ano, em Barretos, duas especiais de 150 km, muita lama, lombas, trechos rápidos e trechos bem travados, tinha um pouco de tudo, e um super prime incrível com uma mega rampa de salto. Não deu outra, saltamos bem alto e foi um show a parte. Sem incidentes terminamos a etapa. E então esse ano, me aventurei em pilotar no Rally dos Sertões, o segundo maior do mundo e a edição mais difícil da história do rally. Fiz um rally de chegada, minha meta era colocar o carro no parque fechado da ultima etapa e conclui. Tivemos dois dias péssimos onde nao completamos a especial, em outros dias, tive problemas com embreagem, vinhamos em 7o. na categoria e eu percebi que dava pra chegar entre os cinco e pegar um podium... o que acabou não acontecendo devido a uma quebra. Na oitava etapa andamos forte, pulamos da 41a. colocação na geral pra 25a.,  e com isso veio a certeza que eu estava no caminho certo, que eu tenho potencial.
Então meu plano para 2012 é disputar na categoria. Antes eu andava com o mesmo carro de 2007, sem muita preparação, mas agora é diferente.Para o próximo ano vou investir mais no meu carro, na preparação e apoio nas provas, antes não adiantava muito pensar nisso , mas agora já é a hora de começar a dar trabalho para essa homarada ai. Para 2012 , vou continuar em dupla feminina, vamos disputar o Brasileiro e o Rally dos Sertões, havendo possbilidade de disputar o Paulista tambem, isso vai depender do calendário de provas.


2- Mãe e piloto de rally. Quais as semelhanças?

     Tento conciliar toda a minha vida ao esporte, pois claro que a familia é prioridade. Aqui em casa todos com excessão da minha filha mais velha gostamos de automobilismo e praticamos, meus dois filhos são pilotos de kart e disputam profissionalmente pelo Brasil todo. São muitas viagens e finais de semana dedicados ao esporte, eles tem planos para o futuro e eu incentivo muito, assim como eles me incentivam, se orgulham, e  a gente acaba trocando experiencias embora sejam modalidades distintas.



3- O que definitivamente voce não gosta nas corridas?

              De não participar! Por exemplo, esse fim de semana passado teve uma etapa que eu infelizmente não pude participar por questão de saúde, acho que todas as dificuldades, sejam qual for servem de experiência, e fazem parte do rally... não seria tão bom se não fosse difícil. Temos que contar com vários fatores, carro, competência, sorte, e imprevistos sempre acontecem. Pode ser que um regulamento falho ou alguma questão ligada a isso possa trazer certo descontentamento, o que geralmente, é raro acontecer. Sou definitivamente apaixonada pelo esporte, e quanto mais dificil, melhor.


4- Nunca pensou em competir numa categoria de asfalto?

           Gosto do clima do esporte off-road, não tem aquela rivalidade de pista, no rally é cada um querendo superar seu próprio limite, seu carro, a briga é dentro do carro, vence quem tem a melhor sincronia com o navegador, o melhor ajuste do carro dentro, do que é permitido no regulamento, quem tem mais sorte... No rally, cada um larga no seu tempo, e a diferença de uma largada para o outro carro é de dois minutos entre os ponteiros e um minuto do restante, vence quem completar o percurso em menos tempo, com isso, o carro alcançado é carro ultrapassado, não tem aquele mano a mano das pistas. Pelo contrário, a gente se ajuda, empresta peça, para pra dar uma forcinha... as vezes vc já vem na prova com algum problema e sabe que não esta mais na disputa e mesmo assim é prazeroso continuar andando forte , sentir a caminhonete escorregar, trazer de volta, e ai vê outro competidor atolado por exemplo, ai é ajudar, depois comemorar num churrasquinho no apoio... enfim... é uma grande familia. Claro que tem as disputas, mas é muito mais saudável. Quando eu penso em automobilismo de pista, logo penso na monotonia e previsibilidade, o rally me encanta pela imprevisão. A gente larga sem saber o que nos aguarda, o tipo de solo, as dificuldades, se é travada , se é rápida... a cada curva nao se sabe o que vem depois, se tem um barranco no escape ou se tem uma valeta na reta... fica tudo nas mãos do navegador que atua como se fosse os olhos do piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário