terça-feira, 18 de outubro de 2011

Orlando Sgarbi, da Corsa, no PdC


 Orlando Sgarbi, proprietário da Corsa, fala de segurança, inovações e futuro. Confira.
1- A Corsa hoje é uma das referências em equipamentos de segurança para competições. Gostaria que voce nos contasse qual a preocupação com desenvolvimento de novos produtos/materiais e qual a perspectiva da Corsa para o ano que vem?
A Corsa está sempre pesquisando novos materiais e equipamentos que possam minimizar danos aos pilotos em caso de acidentes ou melhorar o conforto na pilotagem de carros e karts.Os macacões evoluíram bastante neste últimos anos ficando mais leves, confortáveis e seguros. A disseminação do uso do Hans (restritor de movimento cervical) tem salvado vidas apesar de pouco divulgado. Creio que no próximo ano teremos uma novidade no que se refere a protetores cervicais com mais proteção e conforto. Este assunto tem muito a evoluir.
2- Em que situação voce acredita que está o automobilismo brasileiro. O que pode ser feito para incrementá-lo.
O automobilismo brasileiro precisa de “Planejamento” . A grande incógnita é o “o que irá acontecer no próximo ano e nos outros que se seguem?” .
Para incrementar e fortalecer o que já existe,  já valeria fazer um portfólio das categorias nacionais e rever o perfil dos pilotos a fim de restringir a participação em algumas delas.
Neste sentido o automobilismo regional precisa ser melhor valorizado e planejado também.
Se tivéssemos categorias de formulas regionais como temos no RS poderíamos treinar e garimpar novos talentos dos jovens que deixam o kart.
Hoje estes jovens de 15/16 anos saem do kart para participar de provas de fórmula nacionais e muitos vão direto para campeonatos internacionais sem a devida experiência.
3- Depois de trabalhar durante tanto tempo no backstage do esporte, numa das funções mais críticas (segurança), como voce vê o nível de segurança do automobilismo brasileiro em comparação a outros países
O que citei acima é um dos problemas;”pilotos sem experiência correndo em categorias rápidas”
Quanto à segurança propriamente dita, existe falta de exigência dos comissários técnicos quanto ao uso de equipamento adequado. Vejo provas regionais em que vários pilotos usam macacões de Kart, que são resistentes a rasgos e protegem os kartistas porem são péssimos em caso de incêndio. Podem virar uma tocha com a queima do materiais sintéticos. Brinco dizendo, “seria melhor correr pelado”.
Banco e cintos de má qualidade e vencidos também são comuns nestas provas.
Outro item que tem causado danos aos pilotos são os autódromos sem conservação com  áreas de escape inadequadas e guard rails ruins.
4- Não tem vontade de participar ativamente de competições, competindo, organizando uma categoria, sendo dirigente de equipe ou coisa assim?
Comecei como a maioria pilotando karts, em 1969. Depois de correr de kart muitos anos promovi e corri de F-200, umas provas de Copa Corsa e fiz três Mil Milhas, porem acho que não fui bom o suficiente como piloto e acho que me dei melhor como empresário mesmo.
Outras atividades como Promotor e dono de equipe não seriam compatíveis com o meu negocio principal que é a CORSA que não pretendo deixar.
Ser dirigente, não sei !! Acho que não é muito o meu perfil pois a política é muito necessária nestas funções e me acho muito pragmático.

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