quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Luis Tedesco, piloto de rally


1- Voce sempre se destacou no rally. Como acha que está a categoria no momento e quais as perspectivas para 2012 no geral e para voce?

       Na verdade só comecei a me destacar após 8 anos de rally. Como nada na vida é fácil, tivemos muito trabalho e persistência, pois nossos primeiros anos de rally foram desastrosos no quesito resultado;
O Rally é um esporte único, onde quem participa de uma prova, nunca mais esquece, falo isto pelas experiências contadas de diversos pilotos, inclusive da F1. A plástica do rally é única e quem assiste fica fascinado.

A nível de Brasil, creio que 2012 será um ano difícil, devido ao pouco investimento dos patrocinadores em virtude da queda nas vendas e também pela falta de sensibilidade da CBA em ver que as coisas não estão boas após a troca de gestão.

2- Nunca se interessou por velocidade no asfalto?
       No início não tinha interessa em andar em pista por ver que 99% dos pilotos eram inimigos, coisa bem diferente no rally onde temos amigos do Chile à Suécia. Agora um pouco mais maduro, posso pensar na idéia. Quem sabe aparece uma boa oportunidade.



3- Piloto/navegador. Como é essa relação?
       É uma relação de cumplicidade e parceria. Não adianta o navegador ser bom dentro do carro e não participar fora dele. É um time e desta forma devemos tratar. Sou um dos pilotos que mais formou navegadores no Brasil e tenho a honra de poder vê-los campeões, tanto comigo quanto com outros amigos pilotos.


4- Qual a grande dificuldade que voce encontra ainda hoje em dia?

             A falta de interesse de fabricantes de carros investindo na categoria. Fico abismado com a falta de criatividade dos Marketeiros de fábrica que não vêem o rally como uma ferramenta de trabalho. No rally os carros são testados 120%, portanto, um carro campeão de rally é tudo que uma fábrica precisa para divulgar seu produto. Robustez, resistência, confiabilidade, etc... Além disto quem não gosta de ver um carro de rally fazendo uma curva de lado ? Independente da paixão que tenho por este esporte, acho que as fábricas nacionais deveriam alertar para isto.
5- O que voce acha das categorias monomarcas?
              Não creio que seja uma forma de divulgar os produtos, uma vez que o carro que vencerá será o mesmo. Isto só valoriza o produto. Creio que um campeonato de monomarca pode ser usado para novos pilotos. Como um centro de captação de novos talentos. Diferente disto cada fábrica deve apostar em um time oficial e tentar vencer a concorrência.
             
6- Fale cobre a TedRacing?
           A TedRacing Sport é uma empresa especializada em Off-Road, onde prepara carros  e camionetas de rally. Também tem um centro de treinamento para novos pilotos, chamado Projeto Piloto. Neste projeto fazemos um teste com jovens pilotos e caso vemos que ele serve, oferecemos um pacote de serviços do time; carro, apoio mecânico, trenamento em pista, treinamento de levantamentos, assessoria de imprensa e tudo que um jovem precisa saber para ser um campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário