terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jan Balder Piloto veterano e amante do automobilismo no PdC


Nascido na Holanda, em Amsterdã, Jan Balder veio para o Brasil com 8 anos de idade. De cronometrista da equipe Vemag,  começou a correr de moto em 1964 e em 1966 começou a correr de carro, então com 20 anos. Não parou mais. Formou dupla com Emerson Fittipaldi nas Mil milhas e participou de várias corridas de longa duração com pilotos como ele, consagrados. Jan Balder nos concedeu a entrevista abaixo:

1- Claro que existem diferenças tecnológicas abissais entre as carreteras e um Stock Car, mas a essência do piloto é a mesma, não importa se a 5, 10 ou 50 anos atrás... O que, na sua opinião, faz uma pessoa correr de carro?

        Como voce já disse- Os equipamentos cada um na sua época- o piloto acompanha esse desenvolvimento e cada qual tem seu limite, e andar nesse limite é o grande desafio e o prazer de tentar realizar.

2- Qual o carro de corrida que voce gostaria de ter pilotado e não teve seu sonho realizado.

Pilotei muitos modelos entre carros de Turismo, Protótipos e Fórmulas. Senti falta de não poder participar em prova longa na velha e longa pista de Nurburgring, com 22 Km. Estava quase tudo arranjado pelo meu amigo Antonio Carlos Scavone, mas infelizmente ele recebeu a bandeirada perto da chegada. Fiquei tão triste com a falta dele que abandonei o projeto. 


3- O que acha do renascimento da Fórmula Vee? O que deve ser feito para aprimorar a categoria?

 Acho que o automobilismo brasileiro precisa e muito de categorias intermediárias. Ao sair do kart, passar por uma categoria-escola é fundamental. A Fórmula Vee, recriada pelo Roberto zullino e outros é um bom passo, porem ficaria melhor com equipamento atualizado. Os motores Vw a ar fizeram muito, e atualmente sem produção, ficam obrigados a recorrer de peças no mercado paralelo.

4- Hoje, tirando a Stock Car e a Fórmula Truck, as demais categorias são combalidas no quesito arquibancada. O que voce acha que deve ser feito para atrair público aos autódromos?

As corridas brasileiras precisam de mais ações paralelas para atrair mais público. Ações ligadas diretamente ao automóvel. Falta, por exemplo em Interlagos  um museu com a história de como tudo se desenvolveu e evoluiu, esportiva e tecnicamente. Afinal a indústria automobilística mudou a cara do Brasil que em novo ciclo obteve inúmeros títulos em todas categorias internacionais.

2 comentários:

  1. Muito bom e obrigado por liberarem a postagem em outros blogs!

    http://robertopcosta.blogspot.com/2011/10/piloto-de-carro-jan-balder-piloto.html

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  2. Show...o Jan ao lado do ÚNICO sobrevivente da época romântica da Vemag na terrinha. A Mickey Mouse do Arouca "piloto #13"... abs

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